segunda-feira, 23 de março de 2009

Epístola do leitor / O EXEGETA

Recebi a seguinte epístola de Joston Darwin Borges se referindo a meu artigo Aborto não é pecado, que transcrevo literalmente, sem interpretações. Devo confessar que gostei do estilo; direto ao assunto, sem meu caro Simanca ou prezado Osmani e um grand finale em latim:

Foi Voltaire que lançou a moda , há mais de 250 anos. Como adquirir fama instantânia, o aplauso unânime das rodas mundanas e ainda boas patacas, além de uma aura de grande artista, ou pensador dotado de espírito agudo e destemido, com pouco ou nenhum esforço?
É muito fácil. Basta atirar lama na Igreja Católica. A fórmula nunca falha, embora já repetida milhares de vezes, com entediante monotonia, em todos os países do Ocidente, precisamente àqueles que devem sua fundação cultural à mesma Igreja Católica.

"Simanca,Simanca, por que me persegues?"( At. IX,4)
O senhor ia bem, até querer pousar de grande "exegeta bíblico". Além de chargista(não duvido do seu talento), mas daí exegeta bíblico!? E ainda cita São Tomás!?
Meu Deus!
O Senhor é São Pedro? O senhor é papa? Saiba que São Pedro disse:

" Nenhuma profecia desta escritura é de interpretação pessoal"(II S. Pedro, I,20)
Ponha-se no seu lugar seu Osmani Simanca. Vê se "simanca".
Ponha sua lança atrevida e blafema no chão seu Simanca e escute:
" Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:
Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia;
antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado,
e te havia designado profeta das nações. ( Jer. I,5)

Você leu essa passagem?
Duvido. Você só leu o que lhe era conveniente para defender "seu ponto de vista". Em tempos de verdade relativa é assim. O que você "acha" é a verdade.

O herege é aquele que separa, separa os versículos que lhe são aparentemente favoráveis e desprezam o restante que contradita suas idéias. Leia (SL 138) ; (SL 139) ; (Ecle 8,8) ; (Jò 10. 8-12) ; (Jer 1,15) (SL 71,6);(SL 22.10-11).

Meu caro, uma polêmica é uma forma de duelo. É o adversário que escolhe as armas.Caso ele discuta educadamente, respondo no mesmo tom. Caso ele seja ofensivo, devolvo-lhe golpe por golpe. Prefiro o duelo a florete por ser mais elegante e fino. Mas se meu adversário me ataca com tacape, sou constrangido a usar tacape.

" À la guerre comme à la guerre".
" Ecrasez l'' infâme( Esmagai a infame)era o lema de Voltaire contra a Igreja. Pois bem, Voltaire passou - há mais de dois séculos - e a Igreja continua e permanecerá!
E seu Simanca, o "grande exegeta bíblico?
Ah seu Simanca, " tenho muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero ir ver-te em breve e então falaremos de viva voz. (Segunda epístola de S. João).
In corde Jesu et Mariae.


Obrigado Joston, muito boa a tua sátira da Idade Média. Rapaz, eu não pretendo ser un exegeta, mas você é um grande humorista e ainda evoluíndo! Parabéns Darwin!!!
Você conhece essa frase do poeta alemão Heinrich Heine?
Perseguir a quem não pensa igual a nós, esse tem sido, em toda parte, o privilégio dos religiosos.

Um comentário:

tcheny disse...

Hoje é muito fácil julgar, basta ter um tema e lá estão os formadores de opinião...
Excelência pessoal.
Deus é fonte de toda a sabedoria. É infinitamente sábio, justo e bom. Sem Cristo, os mais sábios homens que já tenham existido não O podem compreender. Podem professar sabedoria: podem gloriar-se em suas realizações; mas o mero conhecimento intelectual, à parte das grandes verdades que se centralizam em Cristo, é como nada [...]
Se os homens pudessem enxergar um momento para além do horizonte da visão finita, se pudessem ter um vislumbre do Eterno, e toda boca se calaria com seu orgulho. Finitos são os homens que vivem neste pequenino átomo de mundo; Deus tem inuméraveis mundos obdientes a Suas Leis, e dirigidos para sua glória. Quando os homens avançarem em suas pesquisas científicas até aonde lhes permitem as limitadas faculdades, existe ainda para além uma infinidade que lhes escapa à apreensão.
Antes de um homem se tornar realmente sábio, cumpri-lhe avaliar sua dependência de Deus, e encher-se de Sua sabedoria. Ele é a fonte do poder intelectual, bem como do espiritual.Os maiores homens que atingiram o que o mundo considera o máximo na ciência, não devem comparar com o amado João ou o apóstolo Paulo, É quando se combinam a capacidade intelectual e a espiritual que se atinge a mais alta norma de varonilidade. Os que assim fizerem, Deus aceitará a origem de sua força.[...]"E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se não tiveras recebido?"(ICo 4:7)O conhecimento de si mesmo leva a humildade e à confiança em Deus; não toma, porém, o lugar dos esforços para o aperfeiçoamento próprio. Aquele que compreende as próprias deficiências, não se poupará a sofrimentos para alcançar a mais alta norma possível na excelência física, mental e moral. E é assim... Tcheny.