terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cau Gomez recebe prêmio internacional em Istambul


É tarefa árdua descrever em poucas linhas o sentimento impregnante que fica ao pisar pela primeira vez em Istambul, na Turquia. Trata-se de uma grande e populosa cidade, dotada de construções milenares, onde as centenas de mesquitas com seus minaretes e os suntuosos palácios dos antigos sultões se destacam na paisagem e impressionam os curiosos ocidentais.


Istambul é a única metrópole do mundo que é dividida ao meio entre dois continentes: a Ásia, situada na parte Oriental, e a Europa, na porção Ocidental. Entre as duas margens está o Mar Bósforos; ao norte, o Mar Negro e, ao sul, o Mar de Mármara, antigo Mar Egeu.


Esta mistura de culturas a torna um local inusitado e singular no planeta, onde, por exemplo, os visitantes podem observar o choque entre o conservadorismo da religião muçulmana - que faz com que as mulheres cubram a cabeça e o corpo com véus e até burcas, rezando cinco vezes ao dia -, enquanto outras mulheres da parte ocidental ostentam piercings, tatuagens, minissaias, cabelos pintados, forte maquiagem e celulares da moda.


A força do turismo e a riqueza do local são refletidas no efervescente comércio, abarrotado de lojas e tendas por todo o lado, principalmente na região do Grande Baazar, que hipnotizam os visitantes de várias nacionalidades com milhares de tapetes, joias, couros, luminárias, lenços, espelhos, doces, chás e muitos outros souvenirs. Acostumados com o frenético fluxo de turistas do mundo todo, os vendedores turcos fazem de tudo para mostrar simpatia na disputa para conquistar os novos clientes, chegando a ensaiar frases de outros idiomas, como o espanhol, inglês, francês e até português.


E foi em meio a este cenário que cerca de 15 desenhistas de diversos países do mundo foram convidados  para receber a importante premiação internacional na última terça-feira, 19, em Istambul, promovido pela Aydin Dogan Foundation. A Competição Internacional “Aydın Doğan International Cartoon Competition” realizada na Turquia é considerada o Oscar dos Cartoons no mundo. Do Brasil, o cartunista mineiro radicado em Salvador, chargista do Jornal A TARDE, Cau Gomez, e o gaúcho Moa Knorr, foram agraciados com o “AWARD OF SUCCESS”, composto por dois troféus, diploma e uma quantia em dinheiro cada, em uma pomposa e solene cerimônia, com a presença do Ministro da Cultura da Turquia e mais de 500 convidados. Foram premiados também artistas da Polônia, Romênia, Rússia, Ucrânia, República Tcheca, Irã e Turquia.


Eles foram selecionados por um rigoroso júri entre mais de 2.500 cartoons de 86 artistas de 73 países do mundo. Todos os trabalhos foram publicados em um álbum, distribuído entre os finalistas, e ficarão expostos em exibições pela Turquia na Aydin Dogan Culture and Art Gallery em Ankara, capital da Turquia, no Hotel Hilton de Istambul, no Pera Palas de Istambul, na Universidade de Belas Artes de Istambul, no Antalya’s IC Airport Hotel e nas cidades turcas de Erzurum, Gümüşhane, Edirne and Antalya. Depois, os trabalhos serão expostos nos seguintes países: Moldova, China, Chipre, Japão e Grécia.



Cartum do artista Cau Gomez que foi premiado na Turquia

23 comentários:

Anônima disse...

Que chic e que bonito ver um artista brasileiro talentoso ganhar um prêmio importante como esse. Isso é sinal de que o talento ainda é valorizado em algumas áreas artísticas. Parabéns Cau Gomez!!!

vinicius disse...

meus parabéns ao artista Cau Gomes, ele merece, além de ser muito educado e tratar todos com muito carinho e respeito, ele e um ótimo cartunista o premio foi mais que merecido sou seu fã,

Lucas disse...

Alguém poderia explicar o cartum premiado e seu contexto? Faltou isso na matéria.

Cebola disse...

Parabéns Cau! Belíssimo trabalho, refletindo a realidade em proporções internacionais.

Lucília disse...

Que delícia ler este texto! Se a tarefa foi árdua, o resultado foi bastante satisfatório. Parabéns a Cau Gomez pelo belíssimo trabalho. Prêmio bem-merecido!!!

Antonio disse...

Parabéns, rapaz!
Você é merecedor desse "Oscar". O seu trabalho é belo, inteligente e digno de aplausos. Continue assim...

Fabiano Matias disse...

Grande Cau, sua humildade fala por si e está expressa em seu trabalho. Parabéns pelo reconhecimento! Abraço.

Anderson disse...

Pensem em um cara 10? CAU! Parabens meu querido, voce é merecedor, um cara super simples na qual todos que o conhecem adoram.

Guto Chaves disse...

PARABÉNS BROTHER, VC MERECE!!!

Eugênio Afonso disse...

Cau, você vai ter que construir uma super estante porque se tem algo na vida que você não vai parar de receber é prêmio. Seu trabalho é impressionantemente bom. Talento puro, sensibilidade rara. Parabéns garoto!

Daniela disse...

Parabéns, Cau! Você merece!!! Sinto orgulho em ter um colega com seu talento!

Pedro Garcia disse...

Paranbéns a esse grande artista brasileiro, Cau Gomez!! Demais!!! Com sua sensibilidade marcante, produziu essa obra magnífica, uma realidade que eu até descrevi em forma de poema: "Açougue de Notícias".

Sinéas S. disse...

Parabéns pelo prêmio e competência Cau.

Mario Bahia disse...

Parabéns, Cau! Não passo uma semana sem acessar O Ferrão para conferir a sua arte. O prêmio é o reconhecimento internacional da sua sensibilidade e talento. Valeu!

Túlio Carapiá disse...

Maravilhos! Cau você é show demais, parabéns!!!

Ritanei Farias disse...

Parabéns Cau Gomez. Sou sua fã e o prêmio foi mais do que merecido.

Ary Costha disse...

Cau, já está virando rotina você ser premiado, isso é sinal que nunca houve equívocos, você é muito bom e ponto.

Laita Santiago disse...

que chic e merecido, Cau!

Letícia Messias disse...

Fiquei super feliz em ler essa notícia e saber dessa premiação tão importante do artista Cau Gomez, que além de ser um talento raro e impressionante, é uma pessoa maravilhosa e encantadora, um exemplo para todos de educação e gentileza. Feliz também em saber que seu talento é reconhecido internacionalmente e que seu trabalho foi selecionado entre tantos outros de outros países, e passou em uma rigorosa peneira. Que orgulho e que honra para os baianos poderem apreciar nas páginas do jornal A Tarde sua arte quase todos os dias, e nesse blog que possibilita a ampliação do acesso às suas inteligentes charges. Que ele continue sendo sempre valorizado e respeitado enquanto artista e que continue iluminado, com uma carreira de sucesso. Parabéns!

jaime sodre disse...

PARABENS CAU E SIGIA EM FRENTE, ESTAMOS INAUGURANDO UMA ÉPOCA IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO CARTUM NA BAHIA
DO AMIGO JAIME SODRÉ

rodrigo disse...

Parabéns velho, você merece, é um cara competente e muito criativo.

Carlos disse...

Muito Bom! Bom artista é Cau Gomez, Gostei do trabalho dele seja sempre assim !!

Tecio Martins disse...

Merecido demais. Parabens.