quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Barracas



Leia + em A Tarde

28 comentários:

ramon disse...

vai ser assim mesmo, esse foi facil...

Vanilda disse...

Infelizmente é isso mesmo que vai acontecer, vamos regredir no nosso lazer. Quem lembra que há mais ou menos 3 décadas os atuais barraqueiros vendiam os seus produtos de no isopor, sem nenhum conforto e higiene? Pois é estamos regredindo de verdade.

Claudia disse...

È isso que o povo merece.não votou em João Henrique! bem pouco. isso é um absurdo...

Dinha disse...

As barracas de praia, faziam parte da cultura da Bahia, Quando saia de Salavdor as pessas lá fora falavam do quanto achavam legal poder sentar naa barracas da areia, beber e comer, alem de tomar os banhos de chuveiro. Agora...
Acorda seus politicos, vocês acabaram com o turismo de Salvador.

Detinha disse...

Prestem atenção: Infecção instestinal,bacterias de todos os tipos, a até morte, é o que teremos com o
consumo dos alimentos que serão vendidos em isopor nas praias da Bahia,sem o devido cuidado e higiene. Estes serão abertos a toda hora,para serem comercializados e os chamados micro organismo tomarão conta da nossa saúde.

solange dorea disse...

Governador! que dia é que voçe vai respeitar a união e derrubar as barracas (mansões), de Porto Seguro?O problema nâo é só do mamão do João Henrique nâo é?

Pregopontocom disse...

QUE COISA HORROROSA " vamos regredir no nosso lazer","As barracas de praia, faziam parte da cultura da Bahia"...Regridir?!!!a imundice, a exploração, a usurpação de áreas publicas,a invasão das praias?!!!O direito do cidadão subtraido muitas vezes de maneira grosseira e truculenta pelos antigos barraqueiroa?!!!O que é isso?!!!Não sei mesmo o que é pior, atual administração da prefeitura ou as antigas e toscas barracas que degradavam a paisagem da nossa Orla. O grande fato é que um demoliu o outro,e caíram juntos.

Marta disse...

Eu acho um absurdo o que estão fazendo. Além de tirar o emprego de muita gente, estão tirando o nosso lazer. Com as barracas era mais fácil ir a praia até sozinha, agora não vai ter condições de fazer isso, porque como Salvador anda, vai ser muito arriscado ficar tomando sol na areia da praia sem nenhum tipo de proteção e com poucas pessoas próximas. Infelizmente Salvador só faz regredir e ficamos tristes com isso! Sem contar que realmente vai ser pura verdade o que passa essa imagem acima, ou seja, cada vez pior.

Liber Oz disse...

Vai virar antro da vagabundagem...

Pregopontocom disse...

Acho tambem que a justiça deve ser ampla GERAL E IRRESTRITA, não cabe ao governador mais sim ao M.P.F,limpar as praias de todo País,Ipitanga,Vilas,Litoral Norte,nas margens do Rio Joanes em Buraquinho,na ilha de Itaparica ,em PORTO SEGURO( que alias ja vem sendo degradada a muito tempo sendo totalmente descaracterizada e a população nativa sendo expulsa da cidade pela ganância do poder econômico que invadiu a cidade)Fortaleza(Praia do Futuro, la existem até barracas com PISCINA!!!)litoral Sul da Bahia ou seja para serem justos a limpesa tem que ser GERAL de norte a Sul ou então o primeiro mundo estará sempre distante para todos nos, e estaremos sempre olhando para ele de binóculos.

eduilza disse...

Será assim por algum tempo, mais depois td se resolverá e deixem de dizer que o coitado do prefeito é o culpado pois a ´´area pertence a marinha e não a prefeitura a resolução veio lá de cima e vcs ficam desmoralizando quem está querendo ajudar e colocando lá em cima os que fazem politicagem. Não tenho preferencia para mim o regime teria que voltar a época de D. Pedro para ver se haveria concerto. Como eu não gosto de tomar partido só estou esclarecendo e pedindo para que se informen melhor do que escrevem.

Cleber Santos disse...

A verdade é que a demolição destas barracas também representa de maneira simbólica a demolição da decência, da competência e do planejamento na Administração Pública Municipal.

Imoralidade na saúde pública, falta de escolas e professores, total subserviência ao SETPS que dita as regras do transporte público, Transcon, degradação ambiental, falta de projetos. São só alguns pequenos exemplos, para não entrarmos nos pormenores. Isso sem falarmos da falta de coragem para assumir seus constantes erros, empurrando-os sempre e deslavadamente para outras esferas governamentais.

Mas, enfim essa é a vontade do povo de Salvador. Cada lugar tem o governante que merece!

Pregopontocom disse...

Lamentar o estrago social causado pela irresponsabilidade,imobilidade e ausência do poder publico municipal e justo, o prefeito errou e errou feio quando permitiu que as emprs. de cervejarias transformassem as antigas barracas em construções de alvenarias e tijolos (Muitas delas transformadas em residências) ao invés de adapta-las de acordo com as normas ambientais expressa na lei inclusive reduzindo o numero das barracas que era demasiadamente grande,por ignorar a legislação ambiental vigente, ou por simplesmente ter virado as costas (por conveniência)para ela.O estrago foi feito,se por um lado a nossa orla que era a mais feia e suja do Brasil(Um Lixo) agora ficou livre desse incomodo e poderá recuperar o seu status de beleza natural cantada em versos e prosas por Cayme,Vinicios,e tornar-se mais democrática(sem donos), por outro lado temos ai agora um grande problema social causado pela inércia do nosso prefeito cuja habilidade unica e saber transferir a responsabilidade dos seus graves erros para terceiros.Tem ele nas suas mãos o grande e indigesto PEPINO e ao que parece não esta disposto a descasca-lo, sob a alegação de que plantou mais não é o dono.Mais como diz o ditado "quem pariu Matheus que balance" e ele agora que assuma as consequências e os dividendos das suas eternas trapalhadas e da sua ineficiência administrativa.

Pregopontocom disse...

eduilza - Só um esclarecimento...a orla ou seja até 30 metros após a linha da maré alta,é considerado Área de Marinha(para em caso de operações de defesa da nossa Soberania) e não Área da Marinha.A Área da Marinha são os locais onde estão situadas as bases e instalações militares e as residências funcionais da instituição e tudo pertence a União. Ao contrario do que voce afirma, ação em questão foi patrocinada pelo M.P.F,justiça se faça,a Marinha do Brasil nada tem a ver com essa confusão, e o prefeito não é nenhum coitado, ele é sim omisso incompetente e não assume nunca a responsabilidade pelo seus graves erros.Pois é, essa frase cabe muito bem para voce "só estou esclarecendo e pedindo para que se informe melhor do que voce escreve".

Paulo Ricardo P. Santos disse...

Viva a expansão do Porto da Barra!!!
Viva ao isopor por toda a orla!!!
Agora cada um que leve o seu saquinho pra não deixar lixo na praia!!!

Velholito disse...

Agora è tocar o barco (praia) pra frente. È chegado a hora da prefeitura realmente executar obras de urbanização da orla marítima.
Só espero que o PASTOR PREFEITO não resolva interferir no nosso Carnaval.
Se isso acontecer aí sim, ja era nosso turismo.

Adriana disse...

Desde que eu me entendo por gente nossas praias tem barracas. Acho uma nojeira tudo isso que está sendo feito, o que vai ser dessas pessoas que tinham seu ganha pão garantido trabalhando na praia? Existe alguma solução imediata? Quando, me pergunto QUANDO essas pessoas vão ter seus empregos de volta???? Ao se tomar uma atitude dessas automaticamente deveria haver uma solução para quem está perdendo TUDO o que tem...
E o resultado será o aumento do desemprego, da violência etc.
Agora é que nossas praias vão ficar "lindas", CHEIAS de vendedores ambulantes, sem a mínima higiene e com MUITO MAIS LIXO do que já existe atualmente (lembrem-se que Slavador foi eleita a cidade com as prais mais sujas do Brasil) imaginem agora! VIVA A BAHIA E SEUS GOVERNANTES!!!!!

Erika Moane disse...

Para que haja mudança para melhor, sempre há contrastes, opiniões contrárias (não vai dá certo!). Todos que exposeram seus pensamentos esqueceram de levar em consideração que é isto que está acontecendo. A comodidade que as barracas nos oferecia é que faz com que as opinões da maioria das pessoas sejam praticamete iguais (o que vamos fazer nas praias se não tenho o que comer e beber lá?).Porém o Brasil agora se prepara, assim como a África do Sul para um grande salto na sua história e na dos mundiais de futebol.A Saltur(Empresa Salvador Turismo) tem um projeto para a orla da cidade e região metropolitana da Cidade e para as demais orlas do Estado juntamente com a Bahiatursa. Esse projeto tem como objetivo deixar ainda melhor nossas praias de maneira correta de acordo com a lei. A realidade dos barrequeiros é que se acostumaram a usurfruir de um espaço que nunca foram deles, aí estar o problema, deram o pirulito para a criança e agora descobriram que ele faz mal aos dentes da mesma,e tirar doce de criança é fácil como estão fazendo, porém, é doloroso para a criança que não se cança de chorar. Essa é a realidade, demorou bastante para que esse doce fosse tirado.A área da areia da praia é do cidadão, é de poder federal, público e ninguém pode tomar posse sem autorização judiciário do espaço.
O problema agora é como gerar emprego para mais de 3.000 pessoas despreparadas para o mercado de trabalho e que se acomodaram a tirar seu sustento da maneira mais fácil que acharam por uma brecha do Estado ou de um governo estadual. A culpa no fim da história é do ser humano que acredita que TUDO DURA PARA SEMPRE E QUE NADA PODE MUDAR.

Sinéas S disse...

GRAAAANDE profecia! Isso é o que mais vai se ver no verão de Salvador, caso a criatividade do baiano (especialmente do soteropolitano) broxar com o ocorrido. Vai ser um carrinho de café, suco e lanches nas calçadas que até a engenharia de tráfego poderá ser requisitada. Será que vai ter rapa?

Bogart disse...

Esse povaréu que defende as barracas de praia são os manipuladeos pelas imagens dramáticas dos barraqueiros desamparados na televisão. Isso é realmente um problema social sério, mas como tudo começou? A solução seria manter essa aberração soteropolitana que se chama barracas de praia? Elas causam poluição visual, poluição sonora, supressão da vista para o mar, imundícies de toda ordem e uma ocupação absurda e truculenta do espaço público. Vejam a delícia que é o Porto da Barra, livre das malditas barracas. Vejam as fotos de Copacabana - RJ, e observem como é a orla de lá: com um calçadão de pedras portuguesas e sem barracas, com pequenos quiosques espaçados na calçada para venda de água de coco etc e armários no subsolo. E aqui em Salvador a vista para o mar era obstruída pela quase onipresença desses pardieiros imundos, vários servindo até como moradia, uma vergonha. Orla favelizada! Cabe ao Estado, União e prefeitura dar assistência aos barraqueiros para que se reestruturem, inclusive dando uma bolsa auxílio. Dinheiro existe: Jacques Wagner não liberou 500 mil reais para essa presepada de Passeata Disney, que durou 30 minutos e provocou seis horas de engarrafamento num domingo? Então logicamente pode haver igual montante para ajuda aos barraqueiros nas medidas que Wagner julgar de competência do Estado. Quanto ao prefeito, esse é um imbecil e incompetente que foi reeleito provavelmente por esse pessoal de mentalidade baixa defensor dos "coitadinhos dos barraqueiros", gente essa que desconhece ter ele, João Henrique, aprovado o projeto das cervejarias que resultaria num paredão de concreto na orla, barracas de alvenaria de dois andares praticamente coladas uma na outra formando um muro na frente da linha do mar.

Jacob Snake disse...

Os q defendem aquele tipo de favelização devem ser favelados,eles não têm medo das ratazanas q à noite urinam nas areias deixando rastros de sujeira e possibilidade de leptospirose,são defensores da sujeira da má qualidade de vida!E quem não está fazendo COOPER é pq é medroso mesmo,até pq sem barracas não podem os meliantes nos surpreender,escondidos q ficavam,vemos tudo,vai pra academia!E os barraqueiros,muitos ricos,e forasteiros,q se virem como nós,aposentados e tendo q trabalhar pra viver!Além da exploração e afronta aos usuários que por ventura reclamassem das péssimas condições do serviço, é claro!!

Rato de Praia disse...

Podemos esperar que a suajeira nas praias vai continuar!
Voltaremos ao tempos de farofeiros!Galinha com farofa !E umas garrafinhas de bebidas!
Isso significa,que a baianada especialmente os da capital,sao muito educados, com certeza deixarao a sujeira,o restos mortais da galinha,garrafas,copos largados na areia!A podrirao vai longe!hehe

Ana Rita de Lima disse...

Mas alguém acredita que vai ficar assim, a praia limpa, a paisagem poética e coisa e tal?? Menos né gente! Mas tá na cara que mais cedo ou mais tarde vai aparecer um projeto para "embelezar" a orla, deixá-la "chique", com barracas (que devem até ter outro nome) padronizadas (tudo igaul no seu litoral!!!), e os atuais barraqueiros e trabalhadores que fiquem em busca da bolsa miséria e outras caridades. Afinal..logo adiante é a copa e a orla deverá estar prontíssima para tal evento.

manoel disse...

Falar que a ausência das barracas (favelas) vai aumentar a sujeira é brincadeira, ao caminhar diariamente na orla de patamares sempre encontrava pelotões da funcionarias da prefeitura limpando a sujeira causada por estabelecimentos comerciais, estes se quer tinha o cuidado de varrer, armazenar de forma adequada os resíduos descartados por seus clientes e funcionários. Após a primeira ação da prefeitura tive o cuidado de perguntar a um funcionário da Vega se após a derrubada das barracas (1ª fase) tinha aumentado o volume de lixo recolhido, tive como resposta que após a retirado não recolhia nem 5% do volume recolhido com a presença das barracas. Outro ponto foi a redução da quantidade de ratos na área, acho que sumiram falta de alimento das barracas. Verifiquem com a empresa responsável pela coleta de lixo e comprovem esta informação.

nascimento disse...

Pô Solange, chamar o governador de você e ainda com ç ai é f...

PREGOPONTOCOM disse...

Engraçado essas tantas pessoas que defendem por interesses propios,de maneira disfarçada com argumentos supostamente humanitários as barracas e os barraqueiros e a tese do quanto pior melhor vejam os exemplos: "vamos regredir no nosso lazer" - "As barracas de praia, faziam parte da cultura da Bahia"?!!! - "Prestem atenção: Infecção instestinal,bacterias de todos os tipos,a até morte, é o que teremos com o
consumo dos alimentos que serão vendidos em isopor nas praias da Bahia" - "Com as barracas era mais fácil ir a praia até sozinha, agora não vai ter condições de fazer isso" - "Vai virar antro da vagabundagem…" - "E o resultado será o aumento do desemprego, da violência etc." - "Voltaremos ao tempos de farofeiros!Galinha com farofa !E umas garrafinhas de bebidas!" - "Mas alguém acredita que vai ficar assim, a praia limpa, a paisagem poética e coisa e tal?". - Pois é... e tantas mais outras BABOSEIRAS dessa gente que quer a qualquer custo a permanência da baderna da bagunça da sujeira da usurpação das áreas publicas da falta de respeito para com o direito do cidadão e para com a cidadania.Acham, eles que tudo vai mesmo piorar?!!! e que vivemos numa terra sem lei?!!! apregoam o CAOS,como se aqueles malditos e imundos trambolhos que escondiam a praia e o mar da visão de todos, fossem a solução ideal para o nosso laser e para a solução dos problemas socias da nossa cidade.O que na verdade eles defendem é a manutenção da bagunça que imperava nas prais e a falta de respeito para com as pessoas que frequentam as mesmas,mais nunca as barracas,e muitas vezes impedidas de ocupar um espaço porque o mesmo já estava completamente tomado por mesas e cadeiras.Nada será tão pior.NO ENTANTO não estou aqui fazendo,em hipótese nenhuma, uma defesa em favor do Sr. Prefeito,NÃO... neste caso o mesmo foi omisso, comodista,agiu com desfaçatez deixou o barco correr para ver o que dava.Mais em como em toda história existe um lado bom neste episódio tivemos dois;as barracas que sucumbiram e que juntas levaram com elas o Sr. Prefeito.

Carlos disse...

Praia ficou deserta por causa desse Prefeito omisso que não quer saber de nada do seu povo :S

leda disse...

Sou uma das proprietaria de casa frente ao mar e vitima dessas barracas, sem escrupulos,atraindo todo tipo de gente, a quantidade de carros que invadem nossas portas e garagem, deixando sujeiras de toda especie, E os guardadores de carros que nos enfrentam semnenhum respeito,tenho varias queixas na delegacia, processos.Coloquei piquete de ferro para proteger minha porta, eles quebraram, coloquei varias camaras de seguranças, eles não respeitam, fui falar com seu Marcos dona da barraca buraco da velha, ele me respondeu que não queria saber de estacionamento,que petulancia nossas portas viraram estacionamento, Os imoveis estão desvalorizados há 5 anos que quero vender minha casa, os corretores me dizem que esta desvalorizada. Sou uma senhora de 60anos preciso de ajuda urgente.