terça-feira, 27 de abril de 2010

Prefeitura fica irritada com charge


Charge de Bruno Aziz


Esclarecimento da prefeitura

A charge publicada na página 3, edição de 25/04, foge completamente à verdade dos fatos.
Possivelmente por falta de informações necessárias, o chargista fez uma interpretação equivocada sobre a falta de leitos nos hospitais públicos situados em Salvador, assunto amplamente debatido na edição de 25 de abril.
E, assim, cometeu uma injustiça com o poder público municipal expondo, inclusive, a imagem do prefeito João Henrique.
Para que a verdade seja estabelecida, saliento que a Prefeitura de Salvador ainda não administra os hospitais públicos, sendo os mesmos gerenciados pelo governo estadual, através da Sesab. A Secretaria Municipal da Saúde dispõe de nove unidades de urgência e emergência que também são penalizadas pela dificuldade na regulação de leitos na capital, pois são obrigadas a manter internados por um período muito superior ao recomendável (24h), pacientes com sérios problemas de saúde, uma vez que não são regulados para hospitais de referência.
Em 2009, cerca de um milhão e duzentas mil pessoas foram atendidas nessas unidades, o que representa o dobro do número de atendimentos realizados no período anterior à atual gestão, iniciada em abril de 2008. Este ano, serão construídas mais quatro modernas unidades de Pronto Atendimento, e duas já existentes (Hélio Machado e Adroaldo Albergaria), serão ampliadas, atendendo a novos conceitos de atendimento pré-hospitalar fixo.
A Secretaria da Saúde buscou, primeiramente, o fortalecimento da atenção primária e preenchimento dos vazios assistenciais na cidade.
Realizou em fevereiro de 2009, processo seletivo simplificado para contratação de 1.471 profissionais de saúde para atender ao Programa de Saúde da Família (PSF), ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Nasf), aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e aos Centros de Especialidade Odontológica (CEO). Também no ano passado, 12 unidades de Saúde da Família foram inauguradas e 50 reformadas e ou ampliadas. Em 2010, serão inauguradas dez novas USFs. Ainda existe muito trabalho a ser feito no sentido de a população mais carente de Salvador ter um serviço de saúde de excelência como deseja e luta o prefeito João Henrique, enfrentando a realidade de administrar uma cidade marcada por carência e desigualdades registrando a segunda pior renda pública per capita entre as capitais brasileiras.
ANDRÉ CURVELLO, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO, SALVADOR-BA

23 comentários:

Geraldo disse...

Meus caros charge é charge nao adianta tentar constranjer o artista.

Esculápio disse...

A charge está certa. A responsabilidade pela saude da população de Salvador é da prefeitura municipal. A saude está municipalizada. Caberia a Prefeitura construir novos hospitais ou comprar leitos da rede privada.

d'kid disse...

"charge é charge ñ adianta tentar constranger o artista"!!!!!

Gilson disse...

Poxa, você está constrangendo o comentarista. rsrsrs

marcio antonio disse...

politico é engraçado tira o povo como palhaço todo o tempo porem quando um artista expressa o pensamento do povo eles sentem-se ofendidos . eles querem zombar de todos agora ser zombados pela incopetencia deles eles não gostam .

dica disse...

A Prefeitura só esta preocupada porque tá quase na hora do prefeito picar a muta..as eleições vem ai! agora eles estão dando uma de coitadinhos, ooooo que peninha deles.
e o povo que se exploda.

William disse...

Prefeito, não conhece realmente que passamos nesses obsoletos centro médicos, não tem guia,exames que não sabe quando pegar. Minha mãe fez um exame espera a mais de 90 dias, me pediu para ver quanto que é na rodoclínica.
Prefeito,Secretário conversadores e demagogos. Pena de nossas famílias. Depois ele fica dando depoimento para um cara que sempre foi feroz com a classe mais baixa. Geddelismo, larga o osso J.H.C. Sua mulher foi inteligente!
Até mais.....

Paulo Rodrigues disse...

O governo está fazendo a parte dele. Já inaugurou os hospitais regionais de Irecê, Santo Antonio de Jesus e Juazeiro. E as obras do hospital do suburbio em Salvador e do Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana já começaram.
Então... Sr. Prefeito... ficar jogando o problema pros outros é fácil hein?

Bruno Marcello disse...

O prefeito tinha que agradecer pois o artista colocou uma foto em que o prefeito tá até simpatico!
Muito coveniente a prefeitura jogar os doentes pro governo do estado.

iara disse...

Perfeita sua foto prefeito, infelizmente teremos q aturar sua gestão por mais dois anos....isso só vai confirmar sua falta de competência para exercer seu cargo público.

Bruno Amaral Fernandes disse...

João Henrique, você é uma piada de super mau gosto. Se somente a saúde fosse deficitária eu até entenderia, mas toda a cidade está jogada as traças. O seu governo é muito mais populista do que era o Carlismo, pois eles, pelo menos, colocavam o minimo de ordem nessa cidade. Querer recriminar um artista por emitir uma opnião é um absurdoo. A sua sorte é que vc resposndeu a um jornal serio e democratico, coisa que sua gestão incompetente não é, visto que hoje nós vivemos sob a ditadura dos camelôs (que emporcalham a cidade) e dos engarrafamentos.

El Diablo disse...

Prefeito Geddel Kertész, deixe o artista trabalhar!

Ferreira disse...

A administração do Prefeito João Henrique é péssima.
Vou citar apenas a situação do Programa de Saúde da Família que é mantido com verba do Governo Federal. DINHEIRO QUE É DESTINADO EXCLUSIVAMENTE PARA O PROGRAMA. Entretanto faltam médicos em varias Unidades. Os profissionais que ainda permanecem e aceitam trabalhar no PSF, atendendo, educando e orientando as comunidades pobres de Salvador, se expõem a vários riscos. Os salários desses profissionais estão CONGELADOS. A viatura para a realização das visitas domiciliares estão escassas. Agentes Comunitários de Saúde não recebem os EPI'S necessários para exercerem suas atividades. Muitos aprovados não aceitaram a contratação por falta de salário compatível, incentivos e condições adequadas de trabalho. Existem Unidades que foram desativadas por falta de condições em suas estruturas. Até o momento não se tem solução para esses casos.
Agora, vem o Prefeito João Henrique se preocupar com uma Charge ? Vá trabalhar Prefeito ! Libere os recursos para o PSF afim de que esse Programa funcione a contento porque é muito importante para as comunidades carentes.

Soledade disse...

Valeu Aziz! O mais legal é que ele tem duas caras mesmo. Para o prefeito não se sentir sozinho tire a caveira e coloque o rosto do seu amigo Jaques Wagner? Opa. Melhor não... O PMDB prefere se ver matando pessoas, mas não quer ser visto ao lado do PT.

Fabio disse...

O Sr. Prefeito deveria até agradecer , pois nesta charge tem menos cara de otário . Agradeça o cartoonista e peça o nome do cabeleireiro dele !
Sobre a saúde é melhor nem falar,não é Sr.Prefeito !?

Lorena disse...

Agora a saúde pública virou jogo de empurra...
Até onde sei, os hospitais são responsabilidade do Estado, sim, mas os postos de saúdes, da Prefeitura. Se eximir da culpa me parece covardia e falta de respeito com a população soteropolitana.

Gedson disse...

Muito bem, ótimo!

Nossa cidade esta sem governo, quem vem mandando são os bandidos, a sujeira e a falta de organização, já viram como esta a estação iguatemi?
JHC não tem competência para fazer algo novo, mais tem para acabar com o que encontrou feito, estou envergonhado em morar numa cidade que esta ao léu.

Ariosvaldo Machado Pires disse...

Caros companheiros, o que acontece em Salvador é puro descaso com os seus moradores administrados por políticos meia BÔCA, mas eu tenho a solução para o problema, NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES: DESEMPREGO NELES!

André Xavier Lissonger disse...

Essa charge nada mais é do que o próprio retrato da realidade no tratamento dado pela prefeitura e governo, no quesito saúde dessa maravilhosa terra que é abandonada pelos poderes públicos, pelos atendimentos da maioria de servidores, e, pela ausência de comprometimento nos deveres inerentes ao atendimento à população. A CHARGE, é a imagem da atual realidade Estadual nas áreas da educação, da segurança, e da saúde. Parabéns ao artista, parabéns a sua obra, e pricipalmente, parabéns a genialida da criação. Os políticos não estão nem um pouco preocupados com as deficiências e ausências do poder público no que díz respeito aos serviços básicos pagos com os nossos impostos, que não são realizados e/ou inexistem. A próxima charge deve ser de vários políticos carregando uma caixa d´agua sobre suas cabeças, cheia de notas de R$100,00 dos nossos impostos, escorrendo pelas beiradas. André X.Lissonger

Eduardo disse...

João Henrique é um grande erro. Infelizmente foi reeleito, porque Zé Povinho é burro. Incompetente totalmente.

Eduardo disse...

Só o Metrô de Salvador, era caso pra pedido de Impeachment de João Henrique. Incompetente, totalmente.

Robson disse...

Gostaria de saber se, além o danho de asfalto feito na eleição passada, a pref. de Salvador realizaou alguma obra importante para nossa cidade. Culpa do povo pela sujeira, pelo congestionamento, pela falta de saúde, pela indústria da multa, foi o povo que elegeu incompetentes para gesrir nossa cidade. A CULPA É DO POVO. O chato é ouvir as balelas dessa prefeitura....só engodo... basta!!!!!!!!!!!!

Sinéas S. disse...

A realidade é essa, doa a quem doer, porque a população é quem está sofrendo e morrendo. Por isso, Bruno foi fiel para com a realidade - nada mais.
A verdade é para ser dita mesmo!
BOTA PRA DESCER BRUNO!