quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Imagem de Jesus fumando e com cerveja causa indignação na Índia

O porta-voz da Arquidiocese de Mumbai, Anthony Charanghat, protestou, nesta sexta-feira, 19, pela inclusão de uma imagem de Jesus Cristo fumando e segurando uma lata de cerveja em um livro-texto usado nas salas de aula do primário no nordeste da Índia. "Deveriam proibir o livro, porque fere os sentimentos dos católicos e representa uma falta de respeito", disse à Agência Efe por telefone Charanghat.


A fonte disse não ter visto o desenho em questão, mas assegurou estar sabendo da polêmica. O porta-voz da Conferência Episcopal da Índia (CBCI), o irmão Babu Joseph, pediu nesta semana ao Governo que tome medidas contra a editora que publicou o livro, Skyline Publication. Joseph informou que a CBCI ordenou aos colégios católicos da Conferência Episcopal da Índia que proíbam os livros desta editora nas salas de aula.


"Jesus Cristo, como uma divindade, é central na fé e na vida cristã. É errada a tentativa de macular a imagem de Jesus Cristo é um ato censurável e inclusive condenável", disse em declarações à agência de notícias "Ians".


Segundo o porta-voz, Jesus Cristo aparece "caricaturizado" em um livro-texto para os alunos do primário do estado indiano de Meghalaya, onde a fé cristã é majoritária, ao aparecer "com um cigarro em uma mão e uma lata de cerveja na outra". Curiosamente, em 2007 um jornal tâmil - grupo étnico de fé hindu - gerou uma polêmica religiosa na Malásia ao publicar um desenho de Jesus Cristo na mesma posição.


(Hoje em A Tarde)

47 comentários:

Sinéas S. disse...

Isso pode iniciar uma guerra entre os diversos seguidores de Cristo, maioria no mundo, e a crença hindu. Nada bom!

Silvana P. disse...

Queria saber o conteúdo desse texo para alunos de primario.
não consigo nem imaginar.

Marcelo B. disse...

Ta mals a matéria hein? Também quero saber o porque dessa imagem assim, já que foi numa parte do país de fé cristã! Realmente não entendo. O que tinha no texto? Ahhhhhhhhhhhhh...

Jucara Valente disse...

Um jornal conceituado na Bahia como o Jornal A TARDE, numa questão tão polêmica como esta, deveria nos brindar com uma reportagem mais completa, como por exemplo, trazendo em que contexto foi colocada a foto, seria num estudo de figuras de linguagens? tecnologia utilizadas em fotos? o que de fato ocorreu? Sei que pode não haver justificativa para tal alteração na foto, e eu não adotaria - caso fosse educadora - um livro com tal figura, entretanto, entendo que é prioritário conhecer os "dois lados da mesma moeda" sempre!

Aelson Pereira Machado disse...

Não entendi direito o que levou o sujeito a montar imagens de Cristo fumendo e bebendo cerveja. Mas de jeito que as coisas andam no mundo, os pastores correndo atráz de irmãos somente com fins econômicos, há regiões que só faltam assaltar a mão armada. Já vimos postor chutando nassa senhora aparecida, aqui em Irecê um pastor quebrou a imagem de nossa senhora, só porquer um religioso diz ver nossa senhora. Gente vamos respeitor as coisas sagradas assim como nós respeitamos nossos pais. Há até quem diz: O que dinheiro e peia não resolver é porque foi pouco. Acredito que esse maluco anda atráz de dinheiro, mais o que ele merece é peia.

DEILDA disse...

EEEEEE

Denise disse...

A quem interessa incultir essa idéia aos pequenos, os quais serão a geração do futuro???
Qual a motivação? Consumismo??? Negação da fé??? Quebra do sentido de instituições estabelecidas???
Aonde querem chegar??? Quem está por trás???
Atenção Cuidado !!!!!!!

Elton disse...

Desrespeito à fé de todos os cristãos no mundo.

Maria disse...

Nessa imagem tudo é falso: na época, não havia nem cerveja nem cigarro. Essa não é a face de Jesus, é um retrato imaginário que se popularizou como o de papai Noel. O Sagrado Coração é também uma invenção posterior, criada em 1673, por uma freira alucinada chamada Margarida Maria Alacoque. Não tem nada nas escrituras que fale deste coração. No evangelho encontramos esta passagem sobre a bebida preferida de Jesus “Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores”. (Lucas 7:34)

jess disse...

Esta é mais uma prova de que o momento que vivemos é de extrema delicadeza espiritual e que precisamos cuidar bem do planeta ,da terra ,das águas , do ar e demais elementos que são nossas fontes de sobrevivência dada pelo universo.Esta imagem reproduz este total desrespeito aos princípios sagrados e àqueles que trouxeram iluminação para a terra nos momentos de maior treva.Acredito que o capitalismo selvagem aliado a insanidade seria o grande motivo.

Silvinha disse...

O "povo" perdeu o respeito até pelo que é Sagrado! Coisa feia!
Respeitem Deus! Se não tem fé, deixem Jesus fazer o seu trabalho no coração de quem deseja e está aberto para ele.
Deus eu vos amo e adoro, AGORA E SEMPRE!!! AMÉM!!!!!!!!!!!!!!

Edvaldo r dos santos disse...

È realmente lamentavél certos comportamentos mas é o tal livre arbitrio que faz que pessoas agam de forma tão vulgar sem Deus e cometem contra si e outros varios tipos de atrocidades.

edson disse...

concordo com comentário da amiga silvinha. respeitem ao todo poderoso pois ele fez o ceu a terra, estrelas, mar e tudo de bom que existe sobra a terra. plantou a paz e nem todos souberam seguir-lhe. mesmo assim ele perdoa pois somente ele sabe perdoar. por isto eu peço perdão por estas pessoas descrentes
as pessoas passam mas deus nunca deixará de existir.
AMEM

Bruno disse...

E muito triste poder ver como nos aprendemos a desrespeitar um ao outro, principalmente um ser divino como o Senhor Jesus! Este que veio para mudar o mundo nos ensinando a andar uma milha extra se necessario, dar a outra face, e amar uns aos outros, amor este conhecido como o amor agape. O mundo precisa de esperanca, esta ja enviada pelo proprio Deus. Entao aqui vai uma pergunta a todos: Quao melhor seria o nosso mundo, nossas familias se procurassemos ser um pouco mais como Jesus?

EDJANE SANTANA disse...

É LAMENTÁVEL QUE AS PESSOAS INSISTAM EM QUERER APARECER DESRESPEITANDO A RELIGIÃO DOS OUTROS, AFINAL UMA PESSOA DESSA QUER MESMO APARECER, ACHO QUE A MÍDIA NÃO DEVERIA DAR EVIDENCIA À ESSES FATOS, POIS ALÉM DE INCENTIVAR QUE FAÇAM NOVAMENTE, CAUSAM MAIS POLÊMICAS, AFINAL UM HEREGE SÓ DEVE MESMO QUERER SUBIR AS CUSTAS DOS OUTROS, E COMO ELE PODERIA SAIR DO ANONIMATO E DE SUA VIDA MEDÍOCRE SE NÃO DESTA FORMA, ATACANDO A IMAGEM ILIBADA DO FILHO DE DEUS. NÃO ADIANTA! O NOSSO JESUS É MAIOR QUE TODAS ESSAS SUJEIRAS QUE EXISTEM, MAIOR QUE AS OPINIÕES DISTORCIDAS DE SUA HISTÓRIA.
ELE É GRANDIOSO E NADA VAI ABALAR A CRENÇA DE TODOS AQUELES QUE NELE CRÊ.

Valdonei Serra disse...

Mais que falta de respeito.

Zared disse...

Tremendo absurdo! Um grande desrespeito pela religião alheia. Em se tratando de um país com maioria politeísta e que assume como encarnações de "deuses" até mesmo macacos e vacas, uma ofensa como essa deveria ser exemplarmente punida. Usar para tal fim um livro didático para crianças é um ato vil e sujo, mas Jesus está infinitamente acima disso e vai continuar olhnado por nós e haverá de ter piedade inclusive de pessoas tão ignóbeis.

JÔSE disse...

O que levam as pessoas a zombar de Jesus Critso, como se não bastan Elton ( Cantor) que é gay, dizer que cristo era gay, uma coisa posso dizer com toda a certeza do mundo que a mão de Deus irá pesar todos irão pagar por essas suposições ridículas.

Francisco disse...

Perae, gente.
Se Jesus bebia vinho, por que uma cervejinha faria mal?
Deixem de besteira. rsrsrsrs
Procurem saber qual foi o contexto da montagem num livro didático antes de ficarem pregando por aqui.
Falando sério, o importante é que se ele realmente existiu e fez tudo o que os cristãos acreditam, ele fez o bem. Não é o que importa?
Deixem de extremismo religioso.
Tem gente que não bebe, não fuma, se faz de santo, mas come criancinha...
Muitas religiões são sinônimo de extremismo, de guerra.
Nosso mundo não precisa de crenças e dogmas, apenas de boas ações.

Antonio disse...

Puxa mais do que outro coisas qualquer os comentários aqui só expressam o mesmo fanatismo que tanto se critica entre os muçulmanos. Nem é preciso entrar no mérito, mas tem gente que até acha que existe uma foto "verdadeira" de Jesus, outro que diz que os cristãos são maioria no mundo sem nem sequer preocupar-se com o que imagina ser correto. Nós que ultimamente temos enchido o peito para dizer que somos um país cristão, livre e democrático, não conseguimos conviver com a diversidade de crenças ou mesmo descrença dos demais. Queixam-se de blasfêmia e até usam um termo como "herege" que de tão tão ligado aos tribunais do Santo Ofício, parece até ter condenado o autor da iconografia à fogueira da "Santa" Inquisição. Parece até que vão lança uma "fatwa" contra o artista pedindo a sua cabeça (ou a sua alma). Se não tomarmos cuidado viraremos uma nação de fanáticos que não é capaz de conviver com a diversidade religiosa que hoje (ainda) existe.
Chega de intolerância!!! Quem quer continuar com a sua fé em quer que seja, que continue, mas não obrigue os demais a ter que aceitar e/ou respeitar os mesmos credos e os mesmos valores religiosos. Afinal se fosse a imagem de uma deidade hindu, budista, xintoísta, taoista, drusa, islâmica, xamânica do candomblé, da umbanda, ou de uma das dezenas ou centenas de outras religiões provavelmente muitos dos que já se manifestaram aqui não estariam nem um pouco preocupadas em invocar o medo e o temor de que todos os demônios viessem para carregar a alma do responsável pelo gesto. Aliás é o que mais se vê, falam de um deus piedoso e misericordioso e só usam como principal argumento para a conversão o temor do castigo que será aplicado aos "infiéis". Isso é que é fazer terrorismo...

Afonso Key disse...

Pessoal, A India é um pais onde eles não aceitam o Cristianismo,e por esse motivo ocorrem coisas dessa forma, porém lá também é proibido imacular qualquer tipo de religioso " Uma vez que eles são altamente religioso e adorador " ( Gato,rato, macaco,cachorro, elefante, etc ) Sinceramente eu não entendi...E outra não justifica o conteudo do livro, pois estamos falando na Imagem utilizada !

Aline Santos disse...

Realmente, o jornal ATARDE poderia colocar uma matéria mais completa com citações sobre o texto que estava na fotografia, a cultura, enfim, tudo para entender o contexto.
Que matéria é essa ???
LAMENTÁVEL

Lourdes disse...

"A doutrina que, desde a primeira origem dos conflitos religiosos, foi mantida pelos fanáticos de todas as seitas, condensada numas poucas palavras e despojada de disfarces retóricos, é simplesmente esta: eu estou no correto, e tu no incorreto. Quando tu és o mais forte, deves me tolerar, porque é teu dever tolerar a verdade. Mas quando eu for o mais forte, vou te perseguir, porque é meu dever perseguir o erro."
Thomas Macaulay

Lucio disse...

Quando vemos os desastres naturais eis o porque o ser humano nao mais respeita a Deus, na pessoa de seu filho o quel por nós morreu na cruz, respeito ao santo, ao sacro, é o minimo que se espera de um povo, não de um povo que cultua varios deuses, mas o respeito ao próximo é cabivel, como Jesus ensinou oremos por aqueles que nos persegem. passemos a amar, e a compreensão é amar, não entremos na faixa de onda da violencia e do desamor, temos que ter a cautela de não aceitar provocações e sermos desamorosos, temos que pedir a Deus que so ensine a amar e ter amor por toda a humanidade mesmos aqueles que não conhecem a Deus e seu amor.

genario santos disse...

normau DEUS ESTAR NO CEU OLHANDO PRA JENTE AI E SO UMA ENMAGEN FEITA PELO HOME

Hermes disse...

Há grupos que teem interesse em ver desmoronadas as institições. Interessa a alguns que o mundo fale uma só língua, tenha uma só moeda e sejam submissos a um só tirano.
Por isso ninguém sabe ao certo o real interesse disso. Mas não podemos vacilar sobre grupos ocultos que querem e ja dominam o mundo. Inclusive sobre isso li algo sobre uma sociedade mundial chamada de Illuminati.
Vale a pena conferir.
Teve uma pessoa acima que faz um questionamento sobre quem está por trás disso. Uma vez que nessa idade, a formação dos valores é muito propícia.

JOÃO disse...

AGUARDEM! NESSES DIAS VAI ACONTECER UM GRANDE TERREMOTO LÁ. ESTÁ ESCRITO: DE DEUS NÃO SE ZOMBA.

neto disse...

um individuo desse deveria ser preso por tal blasfemia,por isso que eles tem sofrido tanto por nao conhecer a verdade.(ERRAIS NAO CONHECENDO AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS).....

Antonny disse...

É tanto cristão no Brasil! Eita povo santo da porra! É tanta santidade que acho que no Brasil nunca haverá nada de ruim. É tanta fé que Deus nunca permitirá que nada aconteça ao Brasil. É tanta crença, tanta fé, que acho que é por isso que no Brasil não há violência, não há fome, não há homofobia, não há crianças abandonadas, entre outros males.

Como meu pai sempre diz: quanto mais falam que acreditam em Deus, mais eu tremo!

José Alcântara da Silva disse...

Um aviso para esse imbecil que fez isso com a foto de Jesus: Ô imbecil, quando as coisas começarem a acontecer com você, não se queixe, depois não diga que você não tem sorte na vida, seu idiota, vagabundo, se você não tem religião, isso é problema seu, você tem obrigação de respeitar os outros, seu vagabundo, seu verme, não se preocupe que DEUS está vendo tudo isso, depois não se queixe da sorte, acho que você deve pedir perdão a DEUS urgentemente, só isso.

Evandro Jorge do espirito Santo disse...

ELES PODE AGENTE NÃO PODE rsrsrsrsr Tomara que termine em PIZZA, pois em pleno seculo XXI GUERRAS é para se acabar seja que motivo for !!!

Ricardo disse...

Não devemos fazer imagens de escultura para adorar, logo o que estamos fazendo em relação a essa? JESUS é muito mais do que um desenho. Não nos cabe julgar e sim mostrar o VERDADEIRO JESUS. E o pior será que todos que postaram aqui(inclusive eu) estão andando, vivendo em comunhão com Deus? Temos é que orar para que essa alma sinta arrependimento dos seus erros e pecado e entregue a sua vida ao Senhor Jesus. Somente isso. Que Deus abençoe a todos!

Ligio disse...

Seja qual for a religião, devemos respaitá-la. Não importa que seja isso ou aquilo. Não devemos ferir o sentimento de ninguém. Se a imagem do Sagrado Coração de Jesus é objeto de estima (não de adoração!) por parte dos católicos, porque deve servir de zombaria para as outras religiões ou seitas? Vamos saber respeitar os outros!

Marcio dias souza disse...

O mundo tá mesmo muito louco.
Já estão mexendo até com a imagem de Cristo.
Castigo para os detratores!!!!!

Marcio Souza-Salvador-Ba

alex disse...

caros amigos,
na antiguidade o mal que assolou a terra foi a fome e as pestes (doenças e geral, lepra e outras ), nao sou profeta, mas a humanidade vai ter que se preparar para a proxima onde de mal na terra que será a aids e as guerras religiosas que irão desimar mais pessoas do que uma guerra convencional.

Marcelo disse...

E quando a caricatura é de Maomé, todos dão risada. Católicos!

bruno disse...

e ai galera!!
deixa jesus relaxar, fumar o cigarrinho dele na paz e tomar uma birita, ninguem é de ferro inclusive o todo poderoso.

andré disse...

brasil,país fundamentalista cristão.estamos de volta à idade média.tremei,hereges!o inferno os aguarda!

Francisco disse...

O que me deixa perplexo é a adoração exagerada da maioria dos religiosos.
É tão extrema que eles fazem dos seus santos seres vingativos e malvados.
"Se falar mal de Jesus vai acontecer algo muito ruim com você".
Que Deus bom seria esse a se vingar dos pobres e errantes homens?
Ou seja... para muitos religiosos é mais importante adorar seus santos e mantê-los intactos do que seguir seus exemplos.
É a mais pura e idiota adoração.
Nêgo faz miséria no dia-a-dia... aí vai à igreja no domingo, adora Deus, diz amém, amém, amém e diz que cumpriu seu dever...

Antonio disse...

Mas galera o que é que tem de mais no cara tomar uma cervejinha e dar uma bola de vez em quando??? Aposto que ele nem ia dirigir naquele momento... Quer dizer que ele não tomava os seus gorósinhos vez por outra? Tá bom, tá bom, era com vinho, mas só pq ainda não tinha a AmBev... Vai lá senhor, manda ver, mas juízo hein??? Se for ver a Madalena não esquece de levar camisinha no bolso viu???
Valeu meu chapa!!!
Boa farra!!!

Marcelo P. disse...

arghhhhhhhhh isso é coisa de fim de era, como diz na Bíblia.

celio disse...

nao é Deus quem faz algo de ruim,somos nos mesmos com nossos proprios atos,nos bem sabemos o salario do pecado é a morte e nos deparamos com o mundo do jeito que está, porque ele prometeu que isso e tantas outras coisas iriam acontecer.
Acredito que o que podemos fazer é orar muito para o nosso mundo.
ate mesmo para os nossos irmaos indianos para que conheçam realmente este Homem chamado Jesus Cristo,Nosso Senhor.


Asscelio

felipe disse...

Isso é uma descaração o que fazem tanto com os santos como seus seguidores...
quando precisam deles chamam pelo seu nome quando naum precisa tentam fazer bricandeiras pq naum pegam as suas mães e botam na frente fumando e bebendo deve ser mais engraçado do quer por as imagens de pessoas que mudaram nosso mundo e mudam ate hoje e naum são recolhecidas mais como disse Jesus:meu pai perdoa a todos eles naum sabem oq faz.

Jose disse...

Eu não quero ser salvo de nada, não preciso de deus nenhum para nada, aliás "ele" só faz atrapalhar...
Quem quiser que fique com os seus fanatismos e as suas ameaças (inclusive de morte, quanta loucura)...
Chega de obscurantismos, de crenças consuetudinárias e acríticas.
Vocês são loucos mesmos acreditando e tentando espalhar o temor por um deus que o que mais fez foi levar pessoas à morte e/ou ao matírio.
Não conseguem entender nem uma piada ou mesmo uma obra e arte que, assim como esse deus que dizem seguir, foi criada por homens reais e concretos...
É isso... e viva a hipocrisia das igrejas cristãs... de todas as matizes diga-se de passagem...
Triste do povo que "precisa" de um (ou mais) deus(es)... para constituir a sua salvação...

Joao disse...

Só passei para dar uma espiadinha e divulgar meu blog de humor. diabinhodagarrafa.spaceblog.com.br deem uma olhada voces vão gostar.

Leigh Spark disse...

Just got done looking for this topic in the major article directories and was extremely disappointed by the lack of relevant information. Then a friend pointed out your blog to me and I must say I am absolutely blown away by the level of understanding you demonstrated on the subject.

Lyle Phinney disse...

Wonderful Searching Site Very good Job !