terça-feira, 3 de novembro de 2009

PTalibã

cau_jonas




O GROSSEIRO PRESIDENTE DO PT


O presidente do PT baiano, Jonas Paulo, deve se sentir todo poderoso por presidir a legenda e ser candidato à reeleição, decisão de Jaques Wagner para que não haja ruídos no partido em véspera de campanha. O poder que ele imagina ter é meramente virtual – não existe- mas é fato que costuma meter a sua colher torta até no governo Wagner. Se ele assim o faz, no entanto é impertinente, extrapola os limites da razão, se é que a possui, e da sua área de atuação para, de forma inaceitável, querer se imiscuir em assuntos exclusivos da imprensa, protegidos pela Constituição: a liberdade de expressão e de dizer. Na verdade, por misturar conceitos, não sabe o que diz. Procura a mídia para aparecer. Meteu-se a articulista e assim conduz o seu petismo mais torto do que a colher que utiliza para deitar regra no governo Wagner e no que mais imaginar. É bom, no entanto, que mantenha distância da imprensa, que tem os seus próprios princípios protegidos pela Constituição da República. O excelente e premiado cartunista Cau Gomes publicou uma charge em A Tarde, onde aparece Lula transformado num ursinho de pelúcia, com uma estrela desenhada na pança (muito menor do que a de Jonas) sendo mimado por Hugo Chaves e Manuel Zelaia, da Venezuela e Honduras. Observem um pequeno trecho do que a sua “caneta mágica” e a sua petulância foram capazes de produzir, em correspondência a “A Tarde”: “A charge do seu jornal é uma elegia à intolerância e uma manifestação explícita e desavergonhada de subserviência reacionária e vetusta ao império (os yanques”). Jonas Paulo é grosseiro; imaturo; aprendiz de açougueiro das palavras; impertinente; intolerável; intrometido; enfim imagina que possa se imiscuir nos assuntos da imprensa baiana. O cartunista Simanca respondeu com a mesma charge, na edição desta terça-feira, pondo ao lado Jonas com uma bomba na cabeça, com roupa de radical do talibã, PTalibã, com uma foice numa mão e a estrela do seu PT do outro. O melhor que Jonas Paulo faz é ir lamber sabão e dar palpites em quem acha que pode. Da imprensa, meu caro, a sua distância é bem-vinda.



Samuel Celestino
Bahia Notícias

7 comentários:

waldez disse...

parabéns, ficou otimo!

Sinéas S. disse...

A leitura de quem reclamou da charge é apenas uma, dentre as várias interpretações possíveis da obra. O estudo dos signos e da estética, por exemplo, mostram isso.

Sinéas S. disse...

Mas que essa expressão do Cau está provocante, está!

jamille disse...

Honorável Troglodita Jonas Paulo,

O que aconteceu com você quando era criança?
Não te abraçaram o suficiente?

Ser humano lamentável, caricatura é arte e o desenhista Cau Gomez é um artista admirado e respeitado, comprometido com a verdadeira arte e ideais estéticos. Só o que faltava, um artista livre, se submeter a imperativos políticos!

Já que você não sabe nada de arte, vai fiscalizar a TVE e a Secult, verdadeiro antro de mentira.
A TVE “tudo de bom,” anunciou que estava de programação nova, em outubro. Ontem, fui conferir, tinha uns programas de março… abril…maio!

Vai lá! Dá uma maõzinha no burocrático e absurdo edital do audiovisual, pois teus "companheiros" póla e marcio além de serem bem incompetentes, têm inclinações para ditadorzinhos de Balneário das Bananas.

Silvana P. disse...

a expressão de cau é certamente o melhor da charge!

tester disse...

merda exibicionista de todos os lados.

elizvete disse...

oi nao dar mais para sustentar parasitas ditadorezinhos de republica de bananas ...ainda dao a cultura e a arte a este povo par secreteriar tem que humanismo e sensibilidades ...trouxas,,.........